quarta-feira, 7 de março de 2012

Eu vi a manifestação social por meio da beleza - Gero Camilo interpreta o centro de SP


Caros parceiros,

Tive a alegria/sorte/prazer em assistir CABARETFAGIA.
Sai do teatro sem rumo com o que assisti, estarrecida, sem saber para onde ir...Fugi pra dentro de mim mesma.
Não sei se foi uma peça de teatro, um musical, um teatro musicado, uma alucinação, um sonho ...
Por meio dessa maravilha pude realizar meu maior desejo nesse momento: debater assuntos sociais criativamente. Cabaretfagia foi muito além. Eu vi manifestação social, artístas críticos, pensantes em contato e falando da realidade por meio da beleza pura e absoluta, com arte!
Com tanta qualidade que nem parecia ser real de tão perfeito.

Gero Camilo é uma voz revolucionária que surge daquilo que não foi feito para vingar e nem transformar.
O ator com sua essência raiz transtorna essa "lógica" que quer ser excludente, mas perante Gero  tudo se inquieta e quer se manifestar. Tudo e todos querem ser ouvidos , percebidos, considerados.

Músicas e pensamentos costuraram  e desenrolar a história de Raimundo, personagem central de onde tudo acontece, vai de  "Balada de inutilidade do esforço humano" de Bertold Brecht, passa e repassa pela música "Tristeza do Jeca" de Angelino de Oliveira, até o atual  "Não Existe Amor em em SP" de Criolo.
Ver Gero interpretar a música do Criolo é de soluçar , vibrar de emoção. Isso abala e faz a razão estremecer. Foi incrível!

É como disse o diretor sobre o espetáculo:
“(…) Para cantar o conto vamos da obra de Kurt Weill a Belchior, de Tom Zé a Brecht. Da linda poesia recém chegada de Criolo a Tristeza de Jeca de Angelino de Oliveira. Todos esses compositores da nossa CABARETFAGIA avivam nossas intervenções artísticas na atual conjuntura política pela qual estamos passando. Motivos para protestos não nos faltam. Higienizações sociais que nos lembram períodos obscuros da história humana. Poesia para com a vida também não nos falta, agregada a um corpo físico que depõe cultura no olhar. Embebidos da arte inquietante dos Cabarés fazemos deste encontro um ato.”

                            
 Assista a entrevista exclusiva para o Blog Apropriação da Luz com Gero Camilo
sobre o centro de SP:



                                                (por Paula Ribas e Camila de Oliveira)


Aqui deixo registrado essa resistência por meio da arte crítica e do belo que de tanta LUZ cega quem não quer ver.
A mensagem do Gero para o centro tá ai no vídeo, não deixe de assistir.

Grata por sua leitura
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates