sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um mar de ressaca na LUZ!


Iemanjá , a Rainha do Mar

Nesse momento não há resposta para as muitas e infinitas perguntas para tentar entender e esclarecer o que realmente está acontecendo no centro de SP.

Em meio ao espírito de desesperança e horror que assolou o centro de SP, quero aqui relatar um pouco do que vejo e ouço no bairro da Santa Ifigênia e Luz, sendo eu moradora há 37 anos.

O bairro dá LUZ tem sido um epicentro de muitos preconceitos e, principalmente, de mitos fantasiosos e exagerados. Isso acontece a muito tempo!

Como todos sabem, estamos sofrendo um combate/abordagem covarde contra o que é  frágil e  indefeso: a carência social berrante.

O centro implodiu não só em trazer a tona as bocas, o tráfico, as drogas e os usuários. Esse evento ainda trará muitos desdobramentos e episódios de corrupção em seus vários níveis.
O centro aflito fez como o mar,  jogou para fora tudo o que dentro dele colocaram e como não comporta mais devolve a quem arremessou.

Nesse ir e vir  das águas revoltas limpando e lavando tudo, nos foi revelado a REALIDADE e não aqueles mitos rasos sobre a cracolândia.

Vimos e acompanhamos em tempo real crianças e adolescentes viciados em crack, jovem com cara de idoso, idoso viciado e abandonado, as mães da cracolândia, as mulheres grávidas na cracolândia, mulheres e homens doentes mentais por causa do vício, entre tantos assuntos que o mar resolveu atirar para fora e nos fazer testemunhas.

Mas, também presenciei no bairro da Luz muita solidariedade, amor, respeito e ajuda REAL.
Uma mobilização fortíssima em prol do centro de SP com olhar humano e amoroso.
Minha caixa de e-mail dobrou com mensagens de solidariedade e disponibilidade a ajuda para a nossa luta, o facebook cheio de mensagens de esperança e cidadania.

Chegou a hora do centro RENASCER com a ajuda de quem verdadeiramente o ama e quer bem esse lugar. Essa curar coletiva se dá por meio do amor e da soma.

Há de passar essa tempestade de desesperança e o centro RENASCERÁ NOVAMENTE

Chega de extrair, extrativizar a região!
Chega desse comércio selvagem extrativista que só subtrai da região sem nada nela construir e fertilizar.
Esse comércio que passa de geração em geração e em nada agrega e faz melhorar esse solo que lhe dá de comer a tanto tempo.

Chegou a hora de doar amor e ajuda real ao centro.
Chegou a hora de colocar mais e de melhor qualidade.

Gratidão para quem já faz e para quem ainda não fez a hora é agora!

Grata
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates