sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AMOALUZ participa do lançamento do documentário LEVA


Sr. Nelson Che conduz a animação do público
 

A arquiteta urbanista Simone Gatti na instalação fotográfica "Apropriaçaõ da Luz" de Paula Ribas



Exposição de fotografia "Invisível muro entre nós" de Camila de Oliveira

Aconteceu no dia 28/08 o lançamento do documentário LEVA que mostra a saga dos movimentos sociais em busca da moradia digna e inclusiva. Cera de 400 pessoas prestigiaram o evento calorosamente. No documentário é possível acompanhar o dia a dia das lideranças e o processo de organização, conscientização e até o momento em que o grupo faz a ocupação de fato. Ponto forte do documentário, que dá pra vivenciar a tensão e sentir na pele a emoção das pessoas.
No documentário as lideranças Ivanete de Araujo e Nelson Cruz, entre outros membros ativos, apresentam de forma transparente e franca como acontece a organização e as ações dos movimentos sociais pela luta da casa própria.
A associação AMOALUZ esteve presente representado pela presidenta Paula Ribas que relembrou o início do movimento por causa do projeto Nova Luz. “Um sério problema (de desapropriação da própria casa) me levou a conhecer pessoas tão maravilhosas e fortes que estavam tão perto de mim e eu não sabia. Sou muito sortuda por estar aqui com vocês”, afirmou Paula emocionada.
Esteve presente também a arquiteta urbanista Raquel Rolnick, relatora da ONU que enalteceu o momento estórico do evento: “A realização desse documentário só mostra que os movimentos sociais do centro de São Paulo estão fazendo história. Várias lideranças estão aqui fortalecidos nessa grande rede articulada e do bem” disse a arquiteta.

Presente ao lançamento, com sua esposa e seus dois filhos, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), foi apresentado pelo líder de moradia Gegê, que lembrou aos presentes o papel dos parlamentares: “O represente do povo deve estar onde o povo está. O dep. Marcolino está aqui com a gente também para celebrar as conquistas. Num domingo de noite trouxe a família e veio prestigiar a organização popular”, disse Gegê.
O documentário foi produzido pelo Canal Futura (Globo) e a produtora Preta Portê, estavam presentes os diretores do canal.

Para saber acesse: http://www.luizclaudiomarcolino.com.br/comunidade/associacao-de-moradores-do-centro-amoaluz-participa-do-lancamento-do-documentario-leva

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates