sexta-feira, 17 de junho de 2011

Moradores conquistam direito de participar do projeto Nova Luz, em São Paulo

 

Moradores atingidos pelo projeto Nova Luz conquistam participação em processo de requalificação

São Paulo – O primeiro Conselho Gestor das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) da capital paulista foi formado na terça-feira (14), na região da Luz e Santa Ifigênia, área central da cidade. Para os movimentos sociais, é a primeira oportunidade para a população local participar do projeto Nova Luz, iniciativa articulada pela prefeitura da capital paulista que pretende requalificar 45 quarteirões na área delimitada pela rua Mauá e pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias e Cásper Líbero.

O projeto Nova Luz enfrenta resistência de moradores e lojistas da região que reclamam da falta de diálogo e transparência. Parte das obras depende de desapropriações e demolições que colocam em dúvida o futuro de moradores e negócios da região. De acordo com o Plano Diretor da cidade, a formação de um conselho gestor é obrigatório para Zeis – áreas demarcadas no território de uma cidade, para assentamentos habitacionais de população de baixa renda.

Há quatro meses, movimentos sociais da região reúnem-se com a prefeitura para apresentar propostas a serem implementadas pelo Conselho Gestor para minimizar os impactos sociais do projeto Nova Luz, descrevem os moradores.
Segundo a urbanista Simone Gatti, a formação do primeiro conselho gestor da Zeis "representa um momento histórico para os movimentos de moradia que atuam no centro de São Paulo".
Para a presidente da Associação de Moradores Amoaluz, Paula Ribas, a moradia nunca recebeu atenção do projeto Nova Luz, nem mesmo da própria prefeitura. "Hoje somos uma unidade junto a movimentos sociais de moradia, assim consolidamos a voz e vez nesse processo histórico", avalia.

O projeto de revitalização da Luz foi aprovado pela lei 14.917/09 e dividido em duas etapas, ambas licitadas pela prefeitura junto a empresas particulares. Na primeira etapa, que deve terminar em junho deste ano, as empresas do consórcio que venceu o processo licitatório – Concremat, Companhia City, Aecom e FGV – realizaram o projeto urbanístico da Nova Luz.
Na próxima etapa que deve entrar em licitação no segundo semestre, a empresa vencedora vai implantar o projeto urbanístico, com desapropriações, demolições e realizar novas construções.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates