terça-feira, 3 de maio de 2011

O fim da decadência do centro!

Caro leitor,

O centro de São Paulo renasceu!
A região sempre foi cenário de tendencias, modismos, tribos, lutas populares, novidades...
Novamente o centro velho passa a ser a vedete e centro das atenções.

Segundo jornal Estado de SP que publicou recentemente matéria com dados do IBGE, a moradia volta ao centro de SP.
Sim, depois de 30 anos "a região terminou o ano passado com 411 mil habitantes, 12 mil a mais em relação ao verificado em 2000, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Habitação. O resultado significa o fim da fuga de moradores da área, constatada nas últimas décadas", segundo diz na matéria leia na íntegra (veja aqui)

O estudo abrange as moradias em Bela Vista, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé. Esses bairros vinham perdendo moradores desde o século passado.

A justificativa é que  "os preços dos imóveis serem mais baixos", segundo o secretário de Habitação, Ricardo Pereira Leite. Perunto: o secretário acha baixo o valor de 106 mil reais o valor de uma kitnet na rua dos andradas, de 30metros , sem área de serviço?  Esse é o valor da kitnet novas na região hoje, mais conhecidos como "empreendimentos retro fit ".  Retro fit são velhos edifícios de um único proprietário que são comprados por construtoras que reformam a fachada e remodelam oos cômodos internamente.

Que tal, Sr. Ricardo Leite, ver esse movimento como o desejo da população ficar mais perto de equipamentos públicos e com infraestrutura. Ou o senhor acha que o povo adora gastar 2 horas em transporte público, sem falar do absurdo preço do ônibus na capital paulista.

beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates