segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AMOALUZ na UNICAMP: participa de debate sobre Nova LUZ

AMOALUZ participa de debate na UNICAMP
Eduardo Sombini foi o mediador do debate
(fotos: Luciano Duarte Silva)

Caros parceiros,



A AMOALUZ, por meio da arquiteta urbanista Simone Gatti e eu, fomos convidadas a participar da 8° Semana de Geografia da Unicamp, promovida pelos estudantes de gradução de geografia, no mês de setembro, e teve como  tema:  "A cidade e seus usos atuais: da lógica corporativa às possibilidades de resistência".

Pudemos expor e dialogar com alunos de graduação e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo, geografia, história, entre outros,  que convergem e tem como foco de intetresse o projeto Nova Luz.

A arquiteta Simone Gatti fez uma apresentação de 40 minutos onde, detalhadamente, apresentou, do ponto de vista técnico, o desamparo em que a moradia estava em desde 2010 (quando a AMOALUZ inicia suas ações em prol da moradia), como se iniciou o movimento de resitência dos moradores e comerciantes da região, e em que ponto estamos nesse momento.

Eu pude relatar e mostrar por meio das fotografias nossas ações de comunicação com o bairro, a fim de esclarecer e desmontar a boataria que permeia o projeto e amedronta a população local.  Disse também sobre o resgate de amor e respeito do morador e do comércio com o bairro e o desejo em construir dignidade e justiça social. Além, claro, falar uma curiosidade: de que a Santa Ifigênia é a santa da casa própria, por incrível que pareça!

O encontro foi permeado com papo sério e momentos de leveza e alegria.
Pois, a AMOALUZ faz dessa luta uma luta de construção e não de resitência por resistir sem propor e construir. Temos propostas baseadas nas demandas e nos diálogos com o movimetnos socias da região central. Nossa pauta está baseada em direitos humanos e cidadania.


O auditório estava lotado com estudantes de diversos cursos e professores da Unicamp

Essa semana para os alunos é um tempo em que  eles pautam e organizam o evento para  o aprendizado, debate e reflexões profundas de assuntos de interesse dos graduandos.

Simone Gatti  no momento em que apresentava  o ponto de vista técnico e estratégico de como atua a AMOALUZ

Já tivemos a experiência e a oportunidade em participar e dialogar  no universo acadêmico na  USP, FESPSP e na Universidade Belas Artes. E com diversos alunos de outras universidades, como: Anhembi Morumbi, FMU, Casper Líbero, entre outras.

E sempre estamos a disposição para ir até as universidade e grupos ou ainda recebê-los no bairro para dialogar sobre o nosso ponto de vista do enfrentamento do Nova Luz.

Agradeço a valiosa oportunidade de estar nesse debate e poder colocar e expressar nossa visão e impactos de quem passa por essa situação de desamparo.
Agradeço a UNICAMP e aos alunos do curso de geografia a importante troca e experiência para nossa luta.

Veja nesse link  do jornal do Centro Acadêmico da Unicamp que resume a Semana de Geografia e fala um  da mesa em que participamos: http://issuu.com/geocact/docs/out2012


Grata
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates