terça-feira, 29 de março de 2011

AMOALUZ participa do debate do bairro da Luz no CPC da USP



José Tavares Lira, coordenador do projeto no CPC
foto: Camila de Oliveira


da esquerda para direita: Eduardo Costa, Beatriz Kara, Enrico Spaggiari e Herta Franco
foto: Camila de Oliveira


A AMOALUZ teve fala para contar a construção da associação e as ações junto
a comunidade local
(reparem na linda sala, nas paredes e portas)
foto: Camila de Oliveira

Caro leitor,

No dia 23 de Março, foi inaugurada a exposição "Bairro da Luz - documentos recentes", na Casa da Dona Yayá, atual CPC - USP Centro de Preservação Cultural, situado na Rua Major Diogo.

A primeira mesa de debate teve como tema "O bairro da Luz História e transformações recentes", que participaram como palestrantes: Beatriz Kara, Herta Franco e Enrico Spaggiari. Cada qual de modo único e esclarecedor trouxe uma faceta sobre o bairro e construiram interfaces com o projeto Nova Luz.
O debate foi muito rico com várias novas-velhas informações que sempre renova o modo de ver e pensar a região dentro de suas diversidades. A contribuição dos pesquisadores e acadêmicos sempre são de grande valia. Muito úteis e relevante para pensar as possibilidades de solução em novos desafios urbanísticos. E que belo desafio é o projeto Nova Luz.

Alguns pontos bastante relevantes apontados foram: a vocação cultural que a região sempre teve tendo o cinema como ponto forte nos anos 70 e 80, a região deve os nomes de ruas a Guerra do Paraguai, o forte traço e a necessidade de enxergar a diversidade, entre outros.

Na fala que coloquei ressaltei um fato curioso a AMOALUZ nasceu no CPC por causa de um curso de fotografia que fiz em 2010. Conheci a estudante da FAU, Judith, uma espanhola que estava estudando no Brasil e me apresentou ao grupo de estudantes interessados no projeto. Também tive a oportunidade de comentar nossas ações sobre a necessidade de trazer a comunidade pontes e esclarecimentos, como por exemplo:
reuniões setoriaisconvocação das reuniões, e nossa ação mais diretos para estabelecer contato com a comunidade, o Papo com Mega Fone que são nossas ações em sair nas ruas do bairro e conversar com as pessoas por suas janelas e, assim, estimular a participação cidadã.

O CPC está de parabéns, a exposição de fotos está muito linda, bem cuidada, bem monatada. Só tem a acrescentar com a força da arte em forma de fotografia, videos e livros o debate sobre a Nova LUZ.

Imperdível!!!

Serviço:
Casa da Dona Yayá
Exposição Bairro da Luz
de 23 de Março à 29 de Abril de 2011
Rua Major Diogo, n° 353
Fone: 3106-3562

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates