quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pela 1° vez um debate sério e democrático sobre o Projeto Nova LUZ


Sala do debate na Casa da Cidade
foto: Camila de Oliveira


da esq. para a direta na mesa Paulo Garcia, Raquel Rolnik, Paula Ribas e Luis Ramos
foto: Camila de Oliveira


Advogado da Prefeitura José Antônio Junior
foto: Camila de Oliveira


Arquiteta Simone Gatti e o morador da Luz Walter Tabax
foto: Camila de Oliveira





A urbanista Raquel Rolnik
foto: Camila de Oliveira


Nabil Bonduk
foto: Camila de Oliveira

Caro Leitor,

A Casa da Cidade foi palco do lotado e caloroso debate sobre o Projeto Nova Luz.
 Pela primeira vez  foi  realizado um encontro sério e democrático que contou  com os integrantes ligados diretamente ao assunto nas esferas públicas, privadas, acadêmicas e pessoas interessadas.
O evento foi organizado pelo arquiteto, Nabil Bonduk, que também fez a mediação.
Na mesa de debate contou com a participação de Luis Ramos- representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Raquel Rolnik - Urbanista, professora da FAU-USP e relatora da ONU para o direito à moradia, eu, Paula Ribas – presidente da Associação AMOALUZ  (Associação de moradores e amigos da Santa Ifigênia e da Luz) e  Paulo Garcia - Presidente da Associação dos Comerciantes da Santa Ifigênia.
Para Nabil, o objetivo era trazer o debate dos atores ligados ao processo e  interessados no assunto, dentro de um clima de cordialidade e democracia para que se pudesse avançar em propostas.

Quem abriu as apresentações foi Luis Ramos que apresentou o projeto preliminar e fez considerações sobre a intenção e proposta do projeto. 

Depois, Paulo Garcia, Presidente da Associação do lojistas da Santa Ifigênia colocou sobre a inconstitucionalidade da lei, base essa onde o projeto foi elaborado.

Em seguida fiz uma fala em cima da minha história e experiência em morar na região e os desafios diários de estar num bairro tão carente. Em seguida,  o posicionamento da AMOALUZ. Que tem como primissa o cadastramento imediato de quem está na região seja morador, comerciante ou lojista. Além de garantir a premanência de quem está, é preciso trabalhar em cima de dados concretos e fatos.

Depois foi a vez da urbanista Raquel Rolnik que trouxe um parecer histórico da trajetória do centro em busca de renascimento. E explicou como aconteceu a decadência da região.

Foi aberto ao público presente fazer perguntas e opiniões. 

No próximo post vou detalhar os pontos levantados no debate.
Vale a pena acompanhar.

Grata
Paula Ribas



2 comentários:

Rose de Almeida disse...

Querida Paula, o círculo de reflexão está se expandindo.
Força sua, força da entidade.
Parabéns.
Estou com vocês em espírito e na Luz.
Beijão

Gabrieli Azevedo disse...

Olá Paula, escrevi um e-mail para você mas não acho seu endereço. Poderia por favor envia-lo para mim para que eu possa te mada.
gabrieli.razevedo@gmail.com

Muito obrigada.
Gabrieli.

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates