sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto Nova Luz: links úteis para entender o projeto

Reunião do conselho gestor de ZEIS 03 do projeto Nova Luz
foto: Camila de Oliveira

Conselheiros da moradia, do comércio e dos movimentos sociais do centro de SP
foto: Camila de Oliveira

Caro leitor,

De modo simples e direto listei a relação dos documentos que estão disponíveis no site da Prefeitura para conhecimento de quem quiser saber com mais detalhe o projeto que discutimos no Conselho Gestor de ZEIS 03.

É importante ver esse material com olhar mais crítico e investigativo sobre esse projeto que está impactando a vida de muitas pessoas que moram e trabalham no bairro da Santa Ifigênia e Luz.

Ressalto que não estamos contra a melhoria do centro de São Paulo, mas a lei da concessão urbanística (raiz do projeto Nova Luz) é abusiva, pois tira o direito a propriedade e remodela o bairro como o poder privado achar melhor. Essa lei dá a empresas particulares e construtoras autonomia de decidir como dever ser a cidade e quem deve morar e trabalhar nela.

Abaixo segue os links:
Estudo de Viabilidade Econômica, Mercadológica, e de Situação Fundiária - "Consolidados" -sobre
 a estimativa de custos das interveções e os estudos de viabilização econômica para concessão urbanística da Nova Luz.

Plano de Urbanização das ZEIS (PUZEIS) – nesse estudo há o pré projetoda ZEIS, pois existe o Conselho Gestor de ZEIS 03 formado por moradores, comerciantes e movimentos sociais atuantes no bairro da Santa Ifigênia e Luz. O projeto da ZEIS ainda está em fase de deliberação por meio de reuniões quinzenais realizadas na prefeitura, onde é possível a população e interessados participarem.
Nesse estudo você vai encontrar especificação das áreas para habitação de interesse social, de espaços públicos e residenciais – as Unidades Habitacionais de Interesse Social (HIS) e de Mercado Popular (HMP)


Plano Urbanístico Específico (PUE) – tem as intervenções previstas, as áreas que serão transformadas, a qualificação de espaços públicos e os tipos de ocupação para os espaços privados.
Vale destacar que o projeto Nova Luz "Consolidado" apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab, em 11 de Agosto de 2011, não teve o parecer nem tão pouco a aprovação dos conselheiros da ZEIS.
Publicamos uma carta de repúdio a decisão da prefeitura quanto a apresentação do projeto Nova Luz.


EIA-Rima - Estudo de Impacto Ambiental - Relatorio de Impacto Ambiental – estudo sobre os impactos ambientais na região da implementação do projeto realizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.


Site do Espaço Nova Luz - nesse link você vai ter acesso aos manteriais acima mencionados e também as atas das reuniões realizadas com o Conselho Gestor formado, bem como, as reuniões que antecederam. Você pode acompanhar as reuniões dos moradores e dos comerncuiantes em momentos distintos.
Caro leitor, peço que tenha um olhar


Secretaria de Desenvolvimento Urbano - aqui você vai encontrar informações gerais sobre as operações urbanas em São Paulo, entre outros assuntos referentes a cidade.

Nos ajude a ajudar nossa cidade!
O centro é a casa de todos nós!
Grata por nos acompanhar
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates