Assembléias que Gandhi conduzia com a população hindu Revolução através do diálogo e do respeito |
"Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.
Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.
O segredo para toda a transformação é o trabalho dedicado e o amor inabalável |
Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo." Gandhi
Paz para todos os seres |
Caro leitor,
Hoje, dia 30 de Janeiro, a partir das 10h até às 13h, em frente a assembléia legislativa (parque do Ibirapuera), haverá uma homenagem ao dia internacional da não-violência (decretada pela ONU) para lembrar da trajetória do pacifista Gandhi. Terá danças indianas, mantras, entre outras formas de homenagem.
Em frente a Assembléia Lesgislativa tem uma estátua do amoroso líder pacifista, ali será realizado o evento.
Faço nesse post minha homenagem aquem tenho como fonte de inspiração e exemplo.
Gandhi deixou um legado e o exemplo da compaixão na prática, sendo suas armas: o diálogo e a caridade.
Segundo Gandhi há 7 pecados sociais:
Política sem princípios,
Riqueza sem trabalho,
Prazer sem consciência,
Conhecimento sem caráter,
Comércio sem moralidade,
Ciência sem humanidade e
Caridade sem sacrifício."
Trajetória de Vida de Gandhi
O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948.
Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
Gandhi, também chamado Mahatma (que significa "grande alma", "alma iluminada"), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.
Após estudar direito na Inglaterra, foi trabalhar na África do Sul como advogado. Lá começaram as suas primeiras ações de protesto não violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica e na não cooperação com as autoridades.
Ao fim de anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, decidiu voltar ao seu país de origem - a Índia - e lutar pela sua independência. O país era uma colônia do Império Britânico. Graças a seus esforços, a Índia conquistou a independência em 1947.
Os procedimentos e as formas de luta que Ghandi propôs e utilizou eram:
Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. No entanto, a tensão entre os dois grupos era enorme e resultou no surgimento do Paquistão, país de maioria muçulmana. Foi por tentar unificar hindus e muçulmanos que Gandhi acabou assassinado por um hinduísta radical.
Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista que enfrentou o poder da Inglaterra nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do prêmio.
Além disso, quando o Dalai Lama (Tenzin Gyatso) recebeu o Nobel em 1989, o presidente do comitê disse que o prêmio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".
Beijos
Paula Ribas
fonte da história de Gandhi
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u61.jhtm
0 comentários:
Postar um comentário
O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!