quarta-feira, 10 de abril de 2013

The Economist: AMOALUZ em entrevista para revista inglesa




Caros parceiros e parceiras,

O debate sobre as questões que envolvem os dependentes químicos e o crack tem tomado proporções de destaque e controvérsias no Brasil e pelo mundo.

Devido as escandalosas ações da PM no bairro da Luz e o descaso por parte do poder público no assunto, o tema tem destaque (claro) na imprensa internacional.

Recentemente, dei uma longa entrevista para uma jornalista da revista inglesa The Economist sobre a questão do crack e dos dependentes químicos na região da Luz. 

A experiência de quem vive na região de Santa ifigênia e Luz, nos mostra que qualquer tipo de ação e "planejamento" sobre o centro se não tiver uma ação efetiva para a questão do crack não vai dar certo! Essa situação é tão grave que começamos a nos convencer de que não tenha solução e que tudo está perdido. Não se elimina simplesmente o crack derrubando prédio e jogando cimento por cima. Ou ainda vendendo o conto do vigário sobre bolevard,  cafeterias e tal...

A sujeira debaixo do tapete está volumoso demais,  agora temos uma grande sujeira acumulada que tem um tapete por cima. 

Ficou feio, e o poder público só mostra o quão é incompetente e inábil em querer dar um direcionamento a essa situação em que tantas e tantas pessoas sofrem: quem está no vício, os familiares, os amigos, entre outras e tantas perdas. Onde perder a dignidade e a moral é um dos maiores prejuízos.

O que está feito, está feito, o centro tem a sina ou a dádiva em ser o local imã que atrai essa situação com as drogas  (e não é de hoje). Logo, é preciso, então, se que faça algo no bairro para dar mais apoio e condições de ajudar o dependente químico se reerguer.

Desde que 3 quarteirões foram totalmente demolidos na Luz entre as ruas General Couto de Magalhães e rua dos Andradas, para dar espaço ao ambicioso projeto Nova Luz - que não vingou - espaço para ampliar as estruturas em saúde pública, agora, tem! 

Digo e repito: não adianta nenhum tipo de intervenção urbana sem ter concomitantemente uma ação real e humanitária para o dependente químico. A cidade de São Paulo precisa dar uma chance para os que mais precisam de apoio e condições melhores de vida.


Desta feita, compartilho o link com a matéria 
no site do The Economist:



Grata
beijos
Paula Ribas 


0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates