segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"A recuperação das áreas centrais se iniciará pela ZEIS", afirmou a secretária ajunta Tereza Herling, sobre o cancelamento do Projeto Nova Luz.


Durante a reunião com a SMDU: a presidente da AMOALUZ, Paula Ribas, a urbanista, Simone Gatti, a jornalista, Camila de Oliveira, a advogada do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Ana Navarrete  e o coordenador da Comunidade Mauá, Nelson Cruz 
(fotos: Camila de Oliveira)




Caros parceiros e parceiras,
A AMOALUZ e representantes da FLM e a MSTC, participaram no dia 08 de Fevereiro de 2013, da segunda reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, que teve como pauta o retorno as propostas sobre moradia no bairro de Santa Iifgênia e LUZ, que entregamos na primeira reunião (dez 2012), que contou com a presença do próprio secretário, Fernando de Mello Franco e sua equipe.

O intuito era de receber da Secretaria uma posição sobre as propostas elaboradas pelos representantes da sociedade civil no Conselho Gestor da ZEIS 3 do Projeto Nova Luz. Na reunião, a Secretária Adjunta Tereza Herling confirmou que o projeto Nova Luz está cancelado, e que a intervenção na região se iniciará pelo desenvolvimento do Plano de Urbanização da ZEIS 3 C 016 (Sé). Por ter um conselho formado, atuante e com propostas.

Pudemos destacar também demandas sobre: patrimônio material e histórico, reciclagem, saúde pública, segurança pública, mobilidade, entre outros. Pois, seja qual for a ação para requalificar a região os itens mencionados acima não poderão estar disvinculados. É uma região que precisa de atenção em diversos eixos de atuação.
Foco na ZEIS 
Sobre a ZEIS, o foco se deve ao avanço nas propostas elaboradas pela sociedade civil no ambiente do Conselho Gestor, cujo debate se tornou emblemático na resistência ao Projeto Nova Luz. 
Foi considerado também o fato de que a demarcação da ZEIS é atribuição do Plano Diretor e antecede a qualquer projeto urbanístico. Por isso, a urbanização da ZEIS 3 C 016 Sé passará a ser o foco prioritário do eixo de recuperação de áreas centrais da SMDU, e não apenas da Sehab, como acontece com as outras ZEIS.

A Secretária afirmou ainda a importância desta ZEIS, que é a primeira ZEIS 3 (ZEIS localizada em áreas centrais e com infraestrutura) a ter um Conselho Gestor formado, ativo e com proposta para a moradia. A assessoria de participação popular, coordenada pela assistente social Nuria Pardillos, ressaltou que os trabalhos no Conselho Gestor deverão ser reiniciados, a fim de retomar do início as discussões sobre a intervenção na região, onde população local, moradores e comerciantes, terão agora a atribuição de elaborar o Plano conjuntamente com o poder público, diferentemente da forma autoritária como o processo correu na gestão Kassab.

O nosso caminho continua e agora a construção  parece mais justa.
Estamos prontos para realizar e fazer o que sempre queríamos: uma cidade mais justa e agradável para todos!
Participaram da reunião com a SMDU a presidente da AMOALUZ Paula Ribas, a urbanista Simone Gatti, a jornalista Camila de Oliveira, a advogada do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos Ana Navarrete e o coordenador da Comunidade Mauá, Nelson Cruz.
Grata
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates