quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vídeo: Moradores e comerciantes são censurados de filmar e fotografar reunião da ZEIS do Nova Luz

Amplie a foto e veja a sociedade civil  fotografando e filmando



                                   Assista ao vídeo sobre direito a socialização da  informação na íntegra 




No dia 04 de abril, durante a reunião do conselho gestor de ZEIS na Prefeitura de São Paulo, a assessoria do poder público tentou censurar moradores, comerciantes da Santa Ifigênia e Luz e interessados que participavam da reunião impedindo-os de filmar e fotografar. 

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de SP, apenas seria permitido gravar e/ou registrar o início e o final da reunião. 
Mas a sociedade questionou o porque de não gravar e fotografar uma "reunião de caráter PÚBLICO", sendo que sempre gravamos e fotografamos.


 A "regra" surgiu sem aviso prévio sendo que em todas as outras reuniões já realizadas o acesso foi livre. 
Nesse dia, 04 de abril de 2012, tinha como pauta a votação da minuta do PUZEIS do projeto Nova Luz. Assim, ficando evidente e óbvio a censura inesperada. 


Só para refrescar a mente dos colegas, esta reunião foi a que os conselheiros da PREFEITURA DE SP aprovaram a minuta da ZEIS 3 do projeto Nova Luz sem responder as propostas encaminhadas pelos conselheiros da sociedade civil.
(Para saber mais acesse:  http://apropriacaodaluz.blogspot.com.br/2012/04/prefeitura-de-sao-paulo-aprova-plano.html)


Para a população afetada pelo Projeto Nova Luz, a assessoria de imprensa da Prefeitura de SP está equivocada, pois as gravações e filmagens são feitas pela população (moradores e comerciantes da região) e não pela imprensa, já que jornalistas e emissoras de TV e rádio tem sido barradas nas reuniões.

A Prefeitura de SP utiliza de Leis de imprensa para com a sociedade cerceando o direito imediato e transparente da informação pública que afeta 12 mil moradores (sem contar os comerciantes). 



Agora fica minha pergunta: Se a imprensa não tem permissão para registrar a reunião inteira, nem a sociedade e as atas das reuniões estão sempre atrasadas no site do projeto, como a população que vive e trabalha na região obtém a informação? Como podem acompanhar e saber o andamento do projeto? Sem vídeo, sem foto, sem ata em site, onde será informado?

Peço as autoridades e órgãos competentes da área de comunicação de São Paulo, Estado de São Paulo, dos Estados do Brasil, do Brasil  que fiquem atentos com a forma de comunicação pública que vem sendo feita na cidade de São Paulo.

Liberdade de informação!!! 

Diga não a censura da Informação!!!


Camila de Oliveira


Assista AQUI a sociedade se manifestando na reunião



0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates