domingo, 11 de março de 2012

Luz, o documentário: visto por mais de 40 mil pessoas em vários países

Capa do documentário LUZ produzido pelo coletivo espanhol Left Hand Rotation 
Caros parceiros,


O documentário LUZ produzido pelo coletivo espanhol  Left Hand Rotation , que retrata a gentrificação no nosso bairro LUZ por meio do projeto Nova Luz,  não pára!

Causa muito interesse em muitos países por onde é exibido e no Brasil é pauta para debates e estudo.
Leia matéria na Revista Época sobre alguns desdobramentos e informações do alcance do documentário, a jornalista entrevistou os realizadores do documentário com exclusividade para a revista Época, vale a pena ler:

Documentário espanhol mostra resistência ao Projeto Nova Luz por Giulia Lanzuolo


Fiquei surpresa ao saber que o documentário já foi visualizado por 40 mil pessoas em um único mês em vários países.

Outro ponto importante é que o grupo optou em retratar a luta da AMOALUZ contra a gentrificação e não teve interesse em realizar um vídeo/documentário jornalístico. Veja o critério para a realização do documentário  LUZ para seus realizadores, leia trecho abaixo:

"Pesquisando sobre gentrificação em grandes cidades ao redor do mundo, viram o blog da AMOALUZ e decidiram divulgar a causa. “O que mais nos interessa é dar voz às pessoas e associações de bairro que não têm acesso a meios de comunicação para relatar o que está acontecendo”, escreveu, por e-mail, a dupla de documentaristas. “Queríamos mostrar a luta e resistência no bairro da Luz.” O Left Hand Rotation justifica que, por este motivo, não incluiu nenhuma entrevista com representantes oficiais do projeto".

Ouvi uma entrevista do coletivo numa rádio espanhola para o programa  Fluido Rosa e eles definem gentrificação como "é a expulsão de quem está na região para a valorização artificial de uma região".
A definição é precisa para aquilo que estamos passando sobre o projeto Nova Luz.

Para quem ainda não teve a oportunidade em assistir ao documentário LUZ clique aqui




Grata por nos acompanhar
beijos
Paula Ribas





0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates