sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Da tentativa de um assalto ao assunto capoeira


Neste domingo passado (20/11) eu e minha amiga de jornada, Paula Ribas, fomos abordadas por um menino de no máximo 12 anos.
Nos olhou firme e disse: "Eu só quero o dinheiro".
No entendimento seriamos assaltadas, mas logo percebemos e agimos com a fala da Paula: "Você não tem cara de ladrão".
E o mesmo reagiu: "É mesmo tia, eu não tenho cara de ladrão?"
Respondemos que não, dissemos que ele era uma criança e que tinha muito a aprender.

O menino com uma bandeira do Brasil na mão, nos disse que não gostava do País onde morava, pois era morador de rua e viciado no crack.
Nos contou que o pai havia oferecido a droga quando muito criança, e hoje mantém nessa condição em meio a vários dependentes químicos que há na região central.

Nascido na Bahia, Feira de Santana, o pequeno achou no percursso que seguiamos um pneu de moto. Contei a ele o quanto esse pneu de moto era importante aos capoeiristas, devido ao arame que faz do berimbau um instrumento musical. Lembrei - me disso porque já fui instrutora de capoeira.
Ele falou:  "Nossa tia, você sabe mais coisas do que eu que sou da Bahia”.

Saber sair destas situações são práticas que todos precisamos saber. A situação que vivemos naquele momento não foi nada confortável, até pelo fato de ter que conduzir uma conversa como essa. Saber que aquele menino era da Bahia foi o gancho onde pudemos desenvolver e desfocar o que ele tinha intenção de fazer.

Triste situação, o lugar destas crianças não é na rua e sim na sala de aula.
jornalista, fotógrafa e videorepórter
(11) 9882-1835

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates