sábado, 13 de agosto de 2011

CARTA ABERTA AO PÚBLICO: posicionamento dos moradores e comerciantes da Santa Ifigênia e Luz

Caro leitor,
segue abaixo carta aberta ao público sobre posicionamento
dos moradores e comerciantes da Santa Ifigênia e Luz da
apresentação da prefeitura do projeto Nova Luz "consolidado" .


Projeto Nova Luz
É apresentado como concluído sem ter sido aprovado pelo Conselho Gestor de ZEIS – Santa Ifigênia
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e o Prefeito Gilberto Kassab apresentaram nesta quinta-feira, 10 de Agosto, o projeto Nova Luz Consolidado, indicando o início das fases de Licenciamento para posterior abertura do edital de licitação da Concessão Urbanística, que viabilizará a execução do projeto.
Contudo, segundo o Termo de Referência que rege o contrato do projeto Nova Luz, o Plano de Urbanização de Zeis (um dos produtos do contrato) precisa ser aprovado pelo Conselho Gestor da ZEIS, antes do início da fase de licenciamentos junto aos órgãos responsáveis. E este procedimento legal não foi cumprido.
O Conselho Gestor da ZEIS da Santa Ifigênia, segundo o Cronograma do Termo de Referência, deveria ter sido formado no início do processo para acompanhar todas as fazes do projeto, contudo, foi formado há apenas 2 meses após grande pressão sobre o poder público devido ao atrazo da sua formação. O Conselho, que é composto por membros do poder público e da sociedade civil, aprovou até agora apenas as diretrizes que orientarão o Plano de Urbanização de ZEIS. Ou seja, há ainda muito trabalho para ser feito antes de finalizar o projeto e iniciar as fases de licenciamento e licitação.
Os responsáveis pelo Projeto Nova Luz afirmam que o Conselho ainda poderá fazer as revisões necessárias no período do licenciamento. Mas qual é a garantia de que isto será cumprido? E mesmo se isto for verdade, a partir de agora o Conselho Gestor terá apenas 2 meses para transformar 37 diretrizes em propostas que garantam a inclusão social e a permanência dos atuais moradores e comerciantes na região, e ainda avaliar o projeto quadra a quadra, a fim de reverter a demolição de lugares que representam a história e a memória da região da Santa Ifigênia, antes que transformem tudo em ‘Nova Luz’.
AMOALUZ - Associação de moradores e amigos da Santa Ifigênia e Luz
Paula Ribas – Conselheira Titular da ZEIS – Santa Ifigênia
Simone Gatti – Conselheira Suplente da ZEIS – Santa Ifigênia

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates