sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sr. Kassab , pergunto novamente: E quanto a moradia? Tem alguma proposta?

Mudanças no Projeto Nova Luz, em São Paulo, não satisfazem associação

Publicado em 17/06/2011, 15:45
Comerciantes da região da Luz, em São Paulo, têm reivindicações a negociar com a prefeitura antes de alterações (Foto: Mauricio Morais/RBA)

São Paulo – Para a presidenta da Associação de Moradores Amoaluz, Paula Ribas, as mudanças no Projeto Nova Luz anunciadas pela prefeitura da capital paulista não contemplam as reivindicações dos residentes da região. A iniciativa de requalificação do bairro da região central de São Paulo é articulada pela administração de Gilberto Kassab  (ex-DEM, rumo ao PSD) e enfrenta críticas também de comerciantes.
Em reunião técnica na quinta-feira (16), o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, apresentou ao prefeito e a outros secretários a principal mudança no Nova Luz. Os proprietários vão poder fazer as intervenções em seus imóveis por conta própria, com a condição de atender a diretrizes do projeto urbanístico. Uma das queixas dos proprietários de lojas e restaurantes na região era ter de deixar o ponto durante as obras.
Paula considera que, na alteração, não fica clara a proposta do prefeito em relação à moradia na região. "E os inquilinos, como ficam nessa história? Mesmo os proprietários muitas vezes não têm dinheiro para uma reforma", aponta.
A última reunião técnica com várias ideias da comunidade incorporadas ao projeto. A população entendeu a importância das transformações e chegamos a um consenso”,  afirmou o prefeito.
Bucalem garantiu que os inquilinos que forem removidos receberão aluguel social de acordo com as regras da Secretaria da Habitação. A concessionária que vencer a licitação deverá fazer todas as obras de infraestrutura, incluindo calçadas, equipamentos sociais (como creches e postos de saúde) e novas praças. Serão abertas mais passagens entre os quarteirões para pedestres. As obras serão realizadas por etapas para não prejudicar o funcionamento do comércio na região. O projeto vai ser implantado em cinco fases, cada uma corresponde a um conjunto de quadras.

O secretário ressaltou que o projeto prevê um aumento de 90% das habitações com a implementação do Nova Luz –  do total, 2,5 mil unidades ditas de interesse social, para beneficiar a população de baixa renda e outras 2,7 mil novas unidades habitacionais.
"Será uma região ideal, com um grande adensamento populacional que terá disponível, em uma área mais compacta, diversos equipamentos públicos como metrô e serviços de educação e saúde”, complementou Bucalem.

Paula Ribas ressaltou que a criação do primeiro Conselho Gestor das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), formado na terça-feira (14) na região da Luz e Santa Ifigênia, deverá ser mantido independentemente do que for decidido em relação ao projeto Nova Luz. "Esse projeto só terá um sentido social se garantir a moradia para a população de baixa renda."


0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates