quinta-feira, 14 de abril de 2011

Audiência Pública sobre Projeto Nova Luz na Câmara Municipal de São Paulo



O plenário estava cheio com vários representantes diretamente afetados pelo Projeto Nova Luz
Ao centro, Paula Ribas na fala em prol da moradia, da ZEIS e questiona sobre a falta de um encaminhamento
com relação aos dependentes químicos da região da Luz e santa Ifigênia
foto: Camila de Oliviera


Paula Ribas fala ao plenário sobre questões da moradia e do social na região da Luz e Santa Ifigênia
foto: Camila de Oliviera 


Apresentação do Secretário Miguel Bucalem
foto: Camila de Oliveira



Platéia constituida por moradores, comericantes e lojistas da Santa Ifigênia e da Luz
foto: Camila de Oliveira
Caro leitor,

A AMOALUZ esteve presente na audiência pública que aconteceu ontem (12/04) na Câmara Municipal de São Paulo. Vários associados compareceram e estivemos juntos para fortalecer a corrente e a resistência das causas que lutamos, como: participação e inserção popular, transparência na construção do projeto, garantias e critérios da inclusão de novos moradores da ZEIS.

Estiveram presentes várias organizações e representantes ligados diretamente aos impactos que o projeto prevê para a região, sendo elas:  Movimento dos Cortiços, MMC, entre outros.

Apesar da discussão, que aconteceu pouco antes de encerrar a audiência, houve uma troca de ofensas entre um comerciante e vereadores da casa. Mas, nem de longe isso foi o foco principal da audiência pública.

Posso afirmar que pela primeira vez aconteceu uma audiência  com a participação do poder público e da população afetada diretamente. Onde quem quis pôde ouvir, não necessariamente concordar, mas ouvir os lados que desejaram expor suas opiniões.

Afirmo também que hoje vivemos um novo momento dentro do processo. O espaço ao debate se ampliou em várias esferas, às pessoas estão cada vez mais interessadas no projeto e mais maduras dentro do processo também.  A imprensa acompanha os desdobramentos e tem sido parte fundamental na propagação do estado de atenção que se requer, e o poder público parece que se aproximou. Porque a única maneira que tínhamos de saber notícias sobre o Projeto era somente por meio da imprensa. Durante muito tempo, isso inclue a época da confecção do projeto preliminar, esse era o único canal e o contato que tínhamos para saber o que aconteceria com a gente e com nossas vidas.

Depois de muita insistência, de muita resistência o cenário a cada dia (ainda) muda de configuração e novas demandas submergem. Inevitável. Dentro de uma realidade tão paradoxal como é o centro histórico de São Paulo, acho precipitado afirmar que o centro se explica. Acho bem difícil criar um “diagnóstico” de um local tão abandonado e negligenciado por tanto tempo. O que se pode “saber” daqui, um lugar que passou por abandono por tanto tempo? Que ainda vive a sina de ter um passado construido por meias verdades.

É preciso que a prefeitura assuma e considere as necessidades do bairro como um todo. Olhando todos! Olhando a diversidade da região sem querer transformá-la num lugar ideal.
Bem, voltemos à audiência.

 Novos questionamentos foram feitos pela platéia, bem como, pelos vereadores presentes. E obtivemos a mesma resposta: o projeto é preliminar!

Quando vai por esse caminho tudo que vem depois se anula.
Não podemos negar que a experiência é boa para todos: da sociedade civil que teve que se organizar e se mover saindo da crítica e da passividade indo para a construção e a consideração de sua voz no debate e o poder público precisando considerar os anseios da população, porque o povo sabe o que é melhor pra si.
Eu entrei nessa luta por questões particulares e hoje estou no pleno exercício de minha cidadania conseguindo ampliar a percepção e pensando de modo pluralizado o projeto.

A audiência mostrou uma arena em que, mesmo a contra gosto, todos os lados  tiveram que ceder um pouco. Interessante também observar a vibração e a participação da platéia a todo momento, o auditório estava vivo e interessado. Como numa final de futebol ou num último capítulo de novela.
Uma mulher ao meu lado disse: "Ai meu Deus como vai acabar a audiência dessa vez?"
Como bom povo latino, adoramos uma novela daquelas bem enroladas. Só espero que não seja dramática demais e que o final seja feliz como toda boa novela deve ser.  Aguardem as cenas do próximo capítulo querido e ansioso leitor.
E participe mais dos debates.

Grata por nos acompanhar e por torcer nesse luta que é nossa!
Beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates