terça-feira, 8 de março de 2011

Cadastramento para os moradores no projeto Nova Luz

Caro leitor,

A primeira conquista da AMOALUZ aconteceu!
O cadastramento no Projeto Nova LUZ é um dos pontos que a AMOALUZ vem requerendo da Prefeitura e do Consórcio e foi aceito. Porém, temos ressalvas e, ainda, dúvidas sobre o procedimento que será usado.

Muitos sabem e acompanham a  nossa luta diária com relação ao projeto Nova Luz.
Também já sabem que uma de nossas reinvidicações sempre foi o Cadastramento imediato de quem está na região, seja morador, comerciante, lojista, pequeno comércio, seja ele, proprietário ou inquilino. Conforme post publicado nesse blog, bem como publicado no blog da arquiteta urbanista Raquel Rolnik.

Nosso debate sempre foi aberto, público, transparente e que contempla a região como um todo sem favorecimentos. Pois, o centro de São Paulo é nossa casa, nosso trabalho, mas também é a história da nossa cidade.

Segundo o Portal G1, segue fala da Prefeitura para explicar sobre o cadastramento:
"O levantamento, segundo a Prefeitura, quer catalogar toda a população residente na região, garantindo assim que proprietários e inquilinos sejam informados sobre as possíveis transformações que possam ser aplicadas a seus imóveis."

Nós entedemos que um "cadastramento para informar a população na região" não é bem a necessidade do momento. Entendemos que um cadstramento para esse fim deveria ser praticado no início do processo.
Quando a AMOALUZ solicitou via Carta de Solicitações, entregue e protocolada no dia da audiência pública do Anhembi, nossa reinvidicação sobre cadastramento não é para Informar a população sobre o projeto. Esse procedimento deveria ter sido realizada antes da confecção do projeto, antes inclusive de sua fase preliminar. Um cadastramento com fins de informar a comunidade e saber qual é o perfil da região a essa altura do campeonato, deveria ter sido feita em 2009 quando o projeto ainda era uma ideia.

A nossa solicitação da AMOALUZ  junto a Prefeitura foi para realização do cadastramento para assegurar e garantir e a permancência de quem está na região seja morador, comerciante, lojista sendo ele proprietário ou inquilino.
Li pela imprensa que o cadastramento iniciou no dia 07 de Março de 2011, na 2° feira de carnaval, para um projeto que em Abril de 2011 estará concluído.
Caro leitor, a notícia é recente (saiu hoje)  estamos em meio ao carnaval, sendo assim, esperamos os desdobramentos e os detalhes com relação a essa ação de cadastro da Prefeitura nos próximos dias.

Acho democrático e justo as parte, bem como, o consórcio terem mais falas e posicionamentos sobre esse assunto. Acredito que o que saiu na imprensa seja uma informação básica e serviu para  informar a nação barsileira sobre um novo momento do projeto Nova Luz.

Estamos na prontidão e no aguardo abertos ao diálogo e ao debate, como sempre!
Nós da AMOALUZ - Associação de Moradores e Amigos da Santa Ifigênia e da Luz nos colocamos a disposição para participar e também, cumprindo nosso papel social perante a comunidade, de fiscalizar e acompanhar o processo.

Querido leitor grata sempre por nos acompanhar.
Por acompanhar nossa luta que ela é de todos nós.
Na LUZ e na PAz
Beijos
Paula Ribas


Abaixo segue o que saiu na imprensa sobre a informação do cadastramento para moradores dentro do perímetor do Projeto Nova LUZ:

Portal G1
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/prefeitura-de-sp-inicia-cadastramento-de-moradores-da-nova-luz.html

Jornal Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/885772-prefeitura-de-sp-inicia-cadastramento-de-moradores-da-nova-luz.shtml

Jornal Estadão
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/nova-luz-inicia-cadastro-de-residentes/

Site IG
http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/03/06/prefeitura-de-sp-quer-saber-quem-mora-na-luz/

3 comentários:

DAVID LEE disse...

Olá, estou acompanhando vocês. Parabéns.

Paula Ribas disse...

Oi David noto sua presença nos post.
Grata por fortalecer a nossa corrente.
Beijos
Grata :)

Paula Ribas

Paula Ribas disse...

Pessoal, sinto-me muito feliz ao ler os comentários dos leitor e pessoas interessadas no debate sobre o projeto.
Mas, insisto, que só será publicado comentários com pensamentos de avanço ou para agregar nossas questões, nosso debate.
O blog nasceu para nos unir e compartilhar informações e impressões.
Os comentários anônimos não serão postados.
grata por sua leitura
grata por nos acompanhar nessa luta que é de todos nós!

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates