sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Então, qual é o projeto que queremos para a Luz e Santa Ifigênia?



foto: Paula Ribas
Caro leitor,

Os comentários sobre o debate do projeto Nova Luz na Casa da Cidade causou além de informação a muitos que nada sabiam do caso, trouxe mais debate. Tenho recebido e-mails de participantes presentes no dia que ficaram impressionados com o que souberam. O apoio vem de todas as partes, pessoas querendo lutar pela melhoria do centro e o resgate da memória do centro histórico da cidade de São Paulo.

Hoje no blog da arquiteta Raquel Rolnik ela postou o parecer dela sobre o debate, leia aqui.

Concordo com o posicionamento da arquiteta e acho válida toda a luta que todo o bairro da Santa Ifigênia e Luz movem, porém, é preciso achar um projeto realizado dentro da participação social para requalificar o bairro. O bairro precisa de atenção e assitências.
Não acho que o bairro só passe por melhorias por causa do projeto, a carência aqui é muita e precisa ser assistida agora.

No blog, Raquel aponta uma direção que acho bastante justa e salutar para todos que aqui vivem e trabalham: " Em primeiro lugar, precisamos discutir o que queremos para a cidade e qual o projeto que dará conta dessas necessidades. Só depois é que devemos decidir qual o melhor instrumento para implementá-lo".

Lanço aqui exatamente como coloquei no debate: Já sabemos que NÃO queremos desapropriações, NÃO queremos lixo espalhado pelas ruas e calçadas de todo o bairro, NÃO queremos pessoas em situação de total abandono, NÃO queremos crianças abandonadas, entre tantas questões.  Mas o que queremos?
Qual é o SIM desse debate, dessa discussão sobre o centro de São Paulo? Qual é o projeto que queremos para requalificar a cidade que vivemos, trabalhamos e passeamos?

Queremos um projeto justo com a participação da população desde o início, seja moradores, comerciantes ou lojistas. Um projeto de inclusão e não de desapropriações e lutas imobiliárias injustas com quem está na região. Queremos um bairro que tenha preservada a  memória da nossa história, das nossas raizes e origens.

Essa luta, caro leitor, não é só de nós que somos diretamente afetada aqui no bairro e de todos nós.
A cidade é nossa, o centro é a história de todos.
Essa luta também é sua, participe!

Grata por sua leitura e por nos acompanhar.
beijos
Paula Ribas

1 comentários:

Anônimo disse...

É importante que a sociedade tenha conhecimento do que está sendo discutido sobre a Nova Luz eSanta Efigênia. A divulgação desses projetos tem que veiculada em todas as midias de maneira incisiva e permanente, convocando todas as entidades civis e governamentais no propósito de tirar do papel as idéias que estão rolando há tanto tempo.
A arquiteta Raquel nos indica um caminho que precisa ter aadesão de todos os interessados na revitalização do centro velho de nossa querida São Paulo. Abraço, José Luis

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates