sexta-feira, 29 de março de 2013

2º PROGRAMA do TV Apropriação da LUZ discutiu Internação Compulsória

Durante exibição do vídeo em que mostra uma filha levando o próprio pai para ser internado no primeiro dia da internação compulsória com que abrimos a roda de debate
(foto e vídeo: Casa Fora do Eixo)
 

Divulgação do programa
Arte: Claudio Garcez do Olha!Design 


Caros parceiros e parceiras,

Esse foi segundo programa do Apropriação da Luz que teve como tema "Internação Compulsória", realizado no dia 04 de março de 2013, no teatro pessoal do Faroeste. 

Como era de se esperar, o tema agitou pessoas e grupos interessados em discutir essa difícil situação no centro de SP que atinge várias cidades que enfrentam esse desafio social e de saúde pública.  Bastante complexo e, ao mesmo tempo, delicado com muita participação e divergências também. 

Sem dúvida, já era esperado que esse tema traria muitas opiniões conflitantes. 
De qualquer maneira era isso o que precisávamos abrir e discutir uma das situações que mais afligem o centro de São Paulo. Haja vista que a região está no fogo cruzado entre as ações descabidas da PM e do outro lado muitos e muitos doentes dependentes químicos em busca de mais droga ou de ajuda. Mas, como saber quem é quem em meio a tudo isso? Como ajudar de fato? Como minimizar esse quadro de colapso?


(foto: Casa Fora do Eixo)


No dia do programa a platéia lotou! 
As pessoas foram debater o tema ao vivo devido a grande necessidade em falar sobre o assunto que, em muitas situações, poucos querem falar abertamente. 

O programa escancarou e liberou as opiniões das pessoas a favor e das pessoas contra. Cada qual se colocou com o máximo de transparência possível dentro dos impactos que sofre por conviver com essa situação diariamente sem providencias competentes por parte do governo do estado, dentre eles alguns moradores da região e militantes da causa. Oportunidade de troca, informação e o outro lado da história de quem convive e faz trabalho direcionado com os dependentes químicos. 

(da dir.) apresentadora Paula Ribas, Dr. Daniela Skromov, Bruno  Ramos, Padre Julio Lancelotti e Camila de Oliveira  com mediando participação dos internautas

(foto: Casa Fora do Eixo)
Padre Júlio Lancellotti da pastoral da Rua e militante dos direitos humanos
" Os dependentes químicos tem passado uma mensagem para para nós todo o tempo todo  de que nós não sabemos o que fazer", afirma o padre Julio.
(foto: Casa Fora do Eixo)
Daniela Skromov, defensora pública do Estado de São Paulo
"É legítimo que a família queira entregar seu familiar na tentativa de buscar a cura, mas a "força compulsória" não é garantia de cura", afirma a defensora. 
Bruno Ramos do Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos"Há muitas realidade ali dentro da cracolândia, a grande maioria são pessoa de outros estados, outros municípios.  E para muitas dessas pessoas o crack é o menor dos problemas que ela precisa enfrentar", diz Bruno.
(foto: Casa Fora do Eixo)

Esse sim é um projeto com realização coletiva e com muitos parceiros!
Agradeço ao apoio da comunidade local e de todos os envolvidos!
(foto: Casa Fora do Eixo)






0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates