quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Plano Diretor: AMOALUZ participa de reunião para discutir a revisão


Reunião com os movimentos de moradia para discutir a revisão do plano diretor da cidade de SP


Na ponta da mesa, o vereador Nabil Bonduki e o arquiteto/urbanista e diretor da SMDU, Kazuo Nakano. A reunião contou com a participação de Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Gegê , Roque da zona sul , entre outros parceiros. 


Caros parceiros e parceiras,

A gestão da atual prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, tem se mostrado muito diferente nas atitudes, nas ações e no modo de encarar a construção de uma cidade mais participativa.

Aconteceu hoje (05/02), a primeira reunião com os movimentos de moradia para discutir a revisão do plano diretor da cidade de SP. Estiveram presentes  23 representantes de diversos movimentos organizados, para debater moradia na cidade de SP nas mais diversas regiões, como: zona sul, zona leste, centro, zona oeste, entre outros.

As entidades foram ouvidas e as questões levantadas foram discutidas.

A AMOALUZ pode participar e levar um depoimento da nossa experiência no processo de resistência ao Nova Luz e trazer os desafios mais atuais para serem incluídas na revisão.


Apresentei  alguns pontos para debater e ser incluido como pauta na revisão, são eles:
 sobre as operações urbanas, os projetos urbanísticos na cidade, a lei da concessão urbanística (onde se enquadra o Nova LUZ), as PPP (parcerias público/ privado) e mais transparência no momento de execussão dos projetos.


O vereador  Nabil Bonduki (PT) e Kazuo Nakano, afirmaram, precisamente,  que a base de discussão dessa revisão (2013) é o plano diretor de 2002, aprovado com participação popular.
Os dois foram questionados se a PL da gestão Kassab seria usada, e a resposta foi não!
Por não ter sido construído com participação popular legítima . 

O vereador disse que o foco de participação nesse grupo é de construir propostas. "É preciso avaliar o plano diretor de 2002, ajustar e fazer as correções necessárias para os dias de hoje. Depois de 10 anos a cidade é outra pós o crescimento econômico no país", afirmou Nabil.  

Para Kazuo o tema central desse processo de revisão está na terra urbana. " É preciso construir um documento capaz de regular os destinos sociais, econômicos e ambientais da cidade de SP", afirmou. 

Para nós ficou a sensação que estamos em novos tempos, onde o diálogo tem sido o caminho de transformação e construção social.

Que continue assim, mas a luta continua....

Grata
beijos
Paula Ribas
Durante reunião na prefeitura para discutir revisão do plano diretor 


0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates