 |
Reunião com os movimentos de moradia para discutir a revisão do plano diretor da cidade de SP
Na ponta da mesa, o vereador Nabil Bonduki e o arquiteto/urbanista e diretor da SMDU, Kazuo Nakano. A reunião contou com a participação de Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Gegê , Roque da zona sul , entre outros parceiros.
|
Caros parceiros e parceiras,
A gestão da atual prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, tem se mostrado muito diferente nas atitudes, nas ações e no modo de encarar a construção de uma cidade mais participativa.
Aconteceu hoje (05/02), a primeira reunião com os movimentos de moradia para discutir a revisão do plano diretor da cidade de SP. Estiveram presentes 23 representantes de diversos movimentos organizados, para debater moradia na cidade de SP nas mais diversas regiões, como: zona sul, zona leste, centro, zona oeste, entre outros.
As entidades foram ouvidas e as questões levantadas foram discutidas.
A AMOALUZ pode participar e levar um depoimento da nossa experiência no processo de resistência ao Nova Luz e trazer os desafios mais atuais para serem incluídas na revisão.
 |
Apresentei alguns pontos para debater e ser incluido como pauta na revisão, são eles: sobre as operações urbanas, os projetos urbanísticos na cidade, a lei da concessão urbanística (onde se enquadra o Nova LUZ), as PPP (parcerias público/ privado) e mais transparência no momento de execussão dos projetos.
O vereador Nabil Bonduki (PT) e Kazuo Nakano, afirmaram, precisamente, que a base de discussão dessa revisão (2013) é o plano diretor de 2002, aprovado com participação popular.
Os dois foram questionados se a PL da gestão Kassab seria usada, e a resposta foi não!
Por não ter sido construído com participação popular legítima .
O vereador disse que o foco de participação nesse grupo é de construir propostas. "É preciso avaliar o plano diretor de 2002, ajustar e fazer as correções necessárias para os dias de hoje. Depois de 10 anos a cidade é outra pós o crescimento econômico no país", afirmou Nabil.
Para Kazuo o tema central desse processo de revisão está na terra urbana. " É preciso construir um documento capaz de regular os destinos sociais, econômicos e ambientais da cidade de SP", afirmou.
Para nós ficou a sensação que estamos em novos tempos, onde o diálogo tem sido o caminho de transformação e construção social.
Que continue assim, mas a luta continua....
Grata
beijos
Paula Ribas
|
 |
Durante reunião na prefeitura para discutir revisão do plano diretor |
0 comentários:
Postar um comentário
O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!