segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AMOALUZ em Paris: Simone Gatti é selecionada e representa proposta de moradia em Colloquio Internacional de Arquitetura

Cartaz de divulgação 

Caros parceiros, 

A arquiteta urbanista Simone Gatti (doutoranda da FAU - SP) teve seu projeto selecionado para ser apresentado na Escola Nacional de Arquitetura de Paris.  
A arquiteta vai apresentar o trabalho que tem desenvolvido nos últimos dois anos sobre os processos de resistência social em curso no Projeto Nova Luz, com destaque para as ações da AMOALUZ e dos movimentos de moradia do centro de SP e para as limitações e conquistas da sociedade civil junto ao Conselho Gestor da ZEIS 3 existente no perímetro do projeto Nova Luz.

Foram selecionados 20 projetos (entre os mais de 60 inscritos) para participar do Colloquio Internacional promovido pela Escola Nacional de Arquitetura de Paris, que tem como proposta:  'Engagements et tensions autour de la rénovation urbaine: expériences locales et comparasions internationales' (Compromissos e tensões em torno da renovação urbana: experiências locais e comparações internacionais). 

O Colloquio acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2013, em Paris, na 'Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris Val de Seine (ENSA)'.

Mais informações veja no site francês:




Simone Gatti, 
parceira do centro de SP

Simone Gatti quando me ofereceu ajuda para organizar a moradia do Nova LUZ foi depois de uma reunião em que conversamos durante horas e horas na minha casa, no centro. Ela disse o que, de fato, significava todo esse projeto, os impactos e a falta de garantias reais. Por meio dela tivemos aproximação e mais discernimento sobre o que antes era só desenho e papel para nós.
Ela foi a primeira pessoa a me oferecer ajuda e se dispor a enfrentar essa situação juntamente com a comunidade local. Disse também sobre a importância de se fundar uma associação de moradores, que na época, não existia, nem se quer, um movimento contra tudo o que acontecia. 

Sem dúvida nenhuma essa parceria tem sido muito saudável e feliz para o centro e para quem quer saber mais profundamente o que significa o processo de gentrificação do Nova LUZ. Para nós sem um apoio técnico seria desafiador montar nossa proposta e necessidade, e para ela, sem um grupo de moradores engajados e comprometidos em mudar a história do centro de SP não teria projeto também. Um encontro feliz, produtivo e com resultados para a sociedade. 

A participação da arquiteta Simone Gatti em Paris levando o trabalho que desenvolvemos juntos só reforça ainda mais essa quadro positivo de nossa luta pela dignidade da moradia no centro de São Paulo. 

As questões da AMOALUZ começou a se tornar debate de projeção internacional por causa do documentário Luz, realizado pelo coletivo Left Hand Rotation. Isso aponta o quanto as questões sobre moradia no mundo tem sido impactada por diversos motivos potencializadas pelo capitalismo desmedido. 


Temos muito o que agradecer a arquiteta urbanista, Simone Gatti e a população do centro engajada em lutar por uma cidade mais humana e justa.


Em baixo do telão improvisado (o suporte foi um lençol branco de cama de casal) Simone Gatti apresenta pela primeira vez a população local entre moradores e comerciantes o que era o projeto Nova Luz e o que significava. 
Poucos moradores e comerciantes nunca tinham ouvido falar do projeto. 
Simone montou uma apresentação  pública para os interessados da região, afim de dialogar com os afetados diretamente e tirar dúvidas dos presentes. Na apresentação ela mostrou quais eram os pontos críticos contra quem estava na região e, principalmente, a falta de garantias reais do projeto. 

(foto: Camila de Oliveira) 

Simone Gatti, eu, moradores da região e Luiz Kohara do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.  Estivemos presentes na audiência pública na FATEC que não aconteceu por excesso de pessoas.
(foto: Camila de Oliveira) 

Simone Gatti no momento em que questiona o poder público sobre a garantia a moradia no projeto Nova LUZ em  audiência pública no Pacaembú (SP) 
Ao fundo, na mesa, o poder público bem distante da população
(foto: Camila de Oliveira)


Simone também esteve presente durante os debates no Espaço Nova LUZ para a fundação do Conselho Gestor de ZEIS 03
(foto: Camila de Oliveira) 

Reunião de articulação do conselho gestor de ZEIS para desenvolver o projeto que
queremos para o bairro, na Ocupação Mauá (SP)
(foto: Camila de Oliveira)

1 comentários:

Paula Ribas disse...

Parabéns a todos por este belíssimo trabalho de cidadania!

Lucila Lacreta

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates