sábado, 28 de abril de 2012

Projeto Nova Luz é um risco para toda São Paulo



Caros parceiros,

Segue matéria na integra que saiu na revista Fórum e é destaque de capa no site www.revistaforum.com.br, com vídeo de 6 minutos, onde tivemos a oportunidade em falar do ponto de vista da moradia que resiste ao processo de exclusao do Projeto Nova Luz.

Tivemos a oportunidade de trazer questoes importantes para nossa luta e divulgar, principalmente, o conselho gestor de ZEIS 03. Espaco esse ocupado por moradores e comerciantes da Santa Ifigenia e Luz, porém, pouco comentado pela falta de conhecimento da existencia dele e , principalmente, a falta de conhecimento de sua utilidade quando espaco de debate e participacao social.

Vale a pena ver o vídeo e se atualizar dos desdobramentos desse processo.
Agradeco a Revista Forum por mais esse apoio e trabalho em trazer as questoes do social, em especial agradeco ao jornalista  Felipe Rousselet e ao vídeo reporter Filipe Pecanha. Valeu Galera!!
 Assista o vídeo produzido pela Revista Fórum:



Veja entrevista que fiz com Fernando Haddad em fevereiro de 2012 sobre a moradia do projeto Nova Luz, em debate na Casa Fora do Eixo:



Paula Ribas, presidente da associação AMOALUZ, fala sobre a falta de transparência e representatividade da sociedade civil no projeto

Por Felipe Rousselet [27.04.2012 18h00]

O Projeto Nova Luz é uma iniciativa de requalificação urbana do polígono formado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Líbero, na região central de São Paulo. Na teoria, ele prevê a valorização dos prédios históricos, reforma das áreas públicas, criação de espaços verdes e de lazer, e a melhoria do ambiente urbano da região. O projeto transfere a gestão de 45 quadras do bairro da Luz à iniciativa privada. 50% da área de abrangência do projeto será desapropriada e demolida.

Desde quando foi regulamentado o instrumento da concessão urbanística pela Prefeitura, em 2009, o projeto vem sendo alvo de críticas de moradores e comerciantes da região. Por pressão social foi criado o Conselho Gestor da ZEIS 3 (Zona Especial de Interesse Social da Santa Ifigênia), para que a sociedade civil fosse ouvida na implementação do projeto. Porém, nem mesmo o único fórum de discussão do Projeto Nova Luz mostra-se, de fato, democrático e transparente. A imprensa é impedida de acompanhar as reuniões. Só é liberada a entrada de jornalistas e equipamentos nos minutos iniciais e finais.

A presidente da associação AMOALUZ e conselheira da ZEIS 3, Paula Ribas, falou em entrevista à TV Fórum sobre a falta de representatividade de moradores e comerciantes na aplicação do Projeto Nova Luz, e também sobre as medidas que visam limitar a transparência deste processo. 

fonte: http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9844/projeto-nova-luz-e-um-risco-para-toda-sao-paulo

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates