quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Literatura Social de Charles Dickens: sensibilização humana e debate político



Homenagem que a Google fez
para comemorar o 200° aniversário de Charles Dickens
Caro leitor,

Hoje quero homenagear e relembrar o trabalho ficcional/ realista do escritor, dramaturgo, editor de revista, jornalista politico, entre outras e tantas funções na arte e na escrita: Charles Dickens.

Em 07 de fevereiro de 2012 o mundo comemorou os 200° anos de nascimento do escrito ainda muito lembrado e lido em diversos países.

"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos" é com essa celebre frase que Dickens começou o livro "Um conto de duas cidades" referência a Londres e Paris na revolução francesa, e é o livro mais vendido do autor, 200 milhões de exemplares. Com isso para para notar que Dickens vai além do também cultuado, Oliver Twist, que conta a história de orfâo que vai parar no submundo do crime para sobreviver e não morrer de fome na Londres vitoriana e é adotado por uma família rica. Há quem faça a leitura que o menino Oliver tinha o mesmo comportamento "delinquente e esperto" que a elite da época, isto é, cada um defendendo o seu.
Essa história já foi filme, peça de teatro, musical em várias partes do mundo e assistido por várias gerações.
O escritor escreveu mais de 30 romances, peças de teatro, sem contar com sua produção em jornais da época onde teve passagem como "repórter".

No Reino Unido o autor é tão popular e venerado que em Kent (a leste de Londres, Inglaterra) há um parque temático DICKENS WORLD com o universo que reproduz cenários e personagens criado em suas histórias. Vem gente de todo o mundo em busca pela inspiração de sua obra e de sua vida.
Um momento curioso do passeio é ver o autor em animatronics (consiste no uso de robótica em bonecos mecanizados para que pareçam ter vida). Veja aqui um TOUR pelo parque.


Comparado a William  Shakespeare
Dickens é e foi tão popular quanto Willian Shakespeare, os críticos o tem como um autor de qualidade elevada com capacidade e qualidade literária em criar personagens, manter atenção narrativa , mas e principalmente, com capacidade de retratar o contexto social de sua época.
Foi lido e admirado por Kafka,  Dostoievski, entre outros.

 No Brasil
Dickens foi contemporâneo ao escritor realista Machado de Assis que também continha fortes doses de dramas pessoais com a realidade social como testemunhas de seu tempo com ironia.


O escritor Charles Dickens
Romance Autobiográfico
Por meio de seus "ingênuos" personagens , Dickens apontou temas tabus na era vitoriana em Londres, dentre eles: a miséria, a desigualdade social, a insensilidade da aristocracia, crianças e mulheres que trabalhavam até a morte, entre outros fortes temas sociais da época.

O livro mais autobiográfico do autor é David Copperfield que retrata a vida dificil de crianças pobres que exerciam tarefas sufocantes e pesadas em sótons sujos próximo a caldeiras quentes. Isto é, o autor com riqueza de detalhe mostrou sua infância na favela londrina. Foi tão impactante  na época, que o livro se tornou uma denúncia social e vergonhosa ao governo local, e a favela citada na obra foi saneada pelas autoridades.
Uma das capas antigas do romance

Para o crítico litarário Daniel Puglia, professor de letras modernas da USP, o livro David Copperfield é um romance que a trajetória  de sucesso (da época) é permeada por um grande exército de fracassados:
"O autor conseguiu dar voz e trazer a tona aquilo que a sociedade elitizada não queria saber: a condição social da grande maioria. Dickens fez dos banidos, dos fracassados , dos destruidos ao longo do processo de exclusão social e mostrar que aquilo que o sistema prometia como sendo "sucesso" tinha um preço alto pago pelos pobres e os mais fracos. O "sucesso" da corte dependia de um grande exército de humilhados e oprimidos. Aqueles que não aparecem, mas sustentam o sistema", afirma o professor.

No prefácio da edição de 1867, Charles Dickens escreveu "como muitos pais amorosos, eu tenho, no fundo, no fundo, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield".

Mas , é com o livro "Tempos Difíceis" que o autor desmoraliza o estilo de vida e os privilégios da elite oprimindo a classe trabalhadora.


Um olhar contemporâneo sobre opressão social

Em "Tempos Difíceis", Dickens apresenta uma feia cidade chamada Lancashire Coketown - cidade do carvão - com sua fábrica de tecidos e algodão.
Uma cidade marcada pela Revolução Industrial evidenciada no aspecto cinza dos tijolos e nas altas chaminés.
As condições de trabalho eram terríveis; um operário era obrigado a trabalhar quanto tempo sua constituição permitisse e as crianças eram levadas a um trabalho desgastante com o intuito de "tirá-las das ruas e das seduções que a vida mundana proporcionava".
Na avaliação de críticos sociais,  Dickens antecipa uma visão contemporânea da sociedade que denunciam os desmontes sociais causados pelo capitalismo e o impacto da desigualdade. Os cortes de ajuda pública a sociedade necessitada de estruturação e uma nova chance para recomeçar pós crise econômicas mundiais.
Foi um observador implacável da sociedade de sua época e nos deixa como registro a história da desigualdade e opressão que ele viveu por isso pode contar. Ele viu e viveu a dor da pobreza e da miséria de uma infância roubada, mas viu também os privilégios da elite.
Por isso pôde transformar sua época e deixar um legado à todos.



Grata por sua atenção e leitura
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates