domingo, 29 de janeiro de 2012

EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS: Agenda das ações dos voluntários - PINHEIRINHO SJC

Solidariedade e vibração de força em prol da dignidade humana!
Não podemos aceitar essa situação!




Caros parceiros,

Depois de toda a barbarie e o pavor instituido com a invasão da polícia em SJC contra os moradores do Pinheirinho e contra os direitos humanos, várias ações de reconstrução estão acontecendo.

Segue abaixo informações da agenda para quem quiser ser voluntário para colaborar com a construção do que de fato ocorreu com relatos de quem viu e viveu a situação. Haverá a possibilidade de se encaminhar o fato às instâncias internacionais de defesa dos Direitos Humanos, como por exemplo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Não é possível aceitar militarização por ausência de políticas públicas!
Não podemos aceitar que passem por cima de seres humanos e de tantas vidas sem amparo e apoio do poder público, o que é obrigação e seu dever!

Destaco que amanhã haverá audiência pública em SJC, veja a seguir:

II -Ponto de Encontro em São José dos Campos/SP
Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Endereço: Avenida Ângelo Belmiro Pintus, no. 320, Campo dos Alemães, São José dos Campos/SP [ATENÇÃO: clique nesse LINK para acessar mapa do local]
Data: 30 de janeiro de 2012, segunda-feira
Horário estimado da chegada: 09h00

os grupos e o material necessário
III - Mutirão em São José dos Campos/SP
Conforme divulgado, o mutirão surge para reunirmos informações sobre as violações ocorridas por conta dos procedimentos empenhados pelo Estado, na Reintegração de Posse do terreno onde ficava a Comunidade Pinheirinho; Existem muitos relatos dispersos (reportagens, filmagens e outros tantos materiais divulgados pelos mais diversos meios); No mutirão utilizaremos um formulário para reunirmos parte dos relatos; Pretendemos reunir materiais que possam dar base à justa e correta apuração (o que inclui encaminharmos as demandas à Defensoria Pública e ao Ministério Público); Não descartamos a possibilidade de encaminharmos o fato às instâncias internacionais de defesa dos Direitos Humanos, como por exemplo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Assim:

Objetivo: reunir e organizar os diversos relatos de violações

Método: coleta de informações/declarações/denúncias em formulário próprio (uma folha, frente e verso); os voluntários serão distribuídos em equipes; cada equipe se encaminhará a um dos quatro locais organizados como "abrigos"; lá coletarão as informações em "entrevistas"
Algumas orientações: (1) cremos que uma das primeiras dificuldades possa ser justamente a liberdade de acesso aos abrigos; assim, cada grupo será acompanhado por Conselheiros e/ou autoridades que buscarão garantir o acesso e a liberdade dos trabalhos; (2) solicitamos às lideranças que divulgassem a realização do mutirão, mas isso - por si só - não garante que as pessoas queiram prestar declarações; assim nosso empenho será um trabalho de persistente disponibilidade; (3) o uso de um formulário ajuda na coleta de dados, mas não é capaz de conter tudo o que as pessoas sofreram; assim, solicitamos a máxima atenção ao preenchimento; devemos privilegiar os dados e informações que possam contribuir na formalização das denúncias (nomes, apelidos, traços que possam colaborar na identificação de agressores); já na qualificação do declarante, mesmo sabendo que essas pessoas perderam suas casas, é importante reunirmos o maior e o mais preciso número de informações (nome, idade, documentos, possíveis contatos); (4) como a atividade poderá ser longa, solicitamos que os voluntários usem roupas leves e confortáveis; providenciaremos alimentação/água;


IV - Audiência Pública na Câmara Municipal
Essa audiência foi convocada para ouvir a sociedade civil, lideranças, parlamentares e outros para sistematizar denúncias sobre possíveis abusos e violações de direitos humanos durante a reintegração de posse da área da Comunidade Pinheirinho, e dela decorrentes

Local: Câmara Municipal de São José dos Campos/SP
Endereço: Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, no. 33, Vila Santa Luzia, São José dos Campos/SP [ATENÇÃO: clique nesse LINK para acessar mapa do local]
Telefone: (12) 3925.6566
Ponto de referência: Viaduto Raquel Marcondes

Data: 30 de janeiro de 2012, segunda-feira
Horário: 19h00
Obs. Partiremos após a realização da audiência Pública; cremos que não terminará antes das 21h00


Para saber mais leia também:
ONU vai denunciar violação aos direitos humanos em SP

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates