quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SANTA LUZ: tempo de renascimento


Quando iniciamos nosso trabalho de dar voz aos moradores da Santa Ifigênia e Luz sobre as questões do Projeto Nova Luz busquei o verdadeiro nome do bairro que passaria pela requalificação.

Através do perímetro exposto como Nova Luz, o que ficou claro era que o bairro todo se chamava Luz.
Se era Nova Luz, a velha Luz se chamava Luz. Mas no percurso busquei nas cartas de correios dos moradores do bairro seu verdadeiro nome. Lá constava Santa Efigênia, mas até onde sei o nome da Santa mesmo, seria Santa Ifigênia.

Tudo isso era confuso, depois busquei em outros locais dentro do perímetro do projeto Nova Luz e descobri que o bairro também tinha o nome de Campos Elíseos, descontente busquei mais informações e tudo só piorou minha busca por respostas. Num outro dia assisti a um vídeo que falava do bairro Bom Retiro e foi mostrado a Estação da Luz e a Sala São Paulo como Bom Retiro.

Além de toda essa confusão de quem mora no bairro e até mesmo para os visitantes, se não bastasse isso a região foi apelidada de Cracolândia, nem tenho o que dizer sobre isso.

Pensando, uma Luz me veio a mente, se não sabemos os verdadeiros nomes desse perímetro, o que nos resta é dar um novo nome.

Nova Luz foi sugerido pelo projeto nada inclusivo da Prefeitura de SP, pior do que isso usou a palavra revitalização para qualificar o projeto, mas sem pensar que o bairro já tem vidas há muito tempo.

Santa Luz foi o nome sugerido por mim, juntei Santa Ifigênia com Luz, devido aos nomes mais próximos dos bairros.

E você leitor o que sugere?

Esta campanha nasce para descaracterizar o nome de Cracolândia como a imprensa divulga.


Camila de Oliveira

1 comentários:

Maria Elvira disse...

Santa Luz, sem dúvida!

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates