quinta-feira, 28 de abril de 2011

Parar a requalificação do bairro não é o caso!


A liminar vem mostrar a insatisfação da sociedade afetada pelo projeto Nova Luz. Mas, a requalificação, o restauro no bairro da Sta. Ifigênia e da Luz deve continuar.
O projeto já investiu  12 milhões de reais para transformar a Nova Luz em projeto no papel , o que fazer agora? Jogar fora dos cofres públicos todo esse dinheiro que já poderia ter sido utilizado na melhoria da região ? Melhorar com mais postos de saúde, escolas, creches, enfim, estrutura sociais que são necessários para todos.
E quanto aos quarteirões  já demolidos e arrasados que constroem um cena de abandono e mais degradação no entorno, o que fazer? Deixar tudo cair no esquecimento e fingir que nada aconteceu? Que tantas e tantas famílias já foram desapropriadas pela intervenção do projeto, vamos também esquecer delas?
Vide o quarteirão de casa e comércios onde hoje está sendo construída a nova FATEC. Vamos esquecer que muitas pessoas já foram prejudicadas?
Vamos entender que esse processo é uma liminar, que a prefeitura a qualquer momento pode derrubar. Que pontualmente dúvido que a prefeitura nada faça. Dúvido!

Acho cedo demais cantar vitória de um jogo que está acontecendo, nem tão pouco sentir "alívio".  Ainda olhamos o enfrentamento da Nova Luz de um modo muito particular, pensando apenas nos interesses privados.
Pelo meu envolvimento, que também começou de modo particular, entendo que a luta é em prol de um centro mais digno e justo. Que absorva o interesse de todos afetados. Minha bandeira é pela QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO, seja de quem for.  Seja o morador, o comerciante, o turista, o pedestre, o trabalhador, as crianças de rua, os idosos abandonados, pela inclusão do deficiente físico, pela inserção da cultura...
Precisamos lutar também pelos nossos interesses e não apenas pelos nossos interesses. Essa premissa enfraquece qualquer luta organizada. Temos que sentir “alívio” quando a dignidade do bairro for restaurada. Quando a saúde, a segurança e o benefício para todos forem alcançados. Aí sim eu sentirei alívio.
Menos euforia e mais trabalho gente.
Sejamos racionais.
Grata por nos acompanhar.
Veja o posicionamento da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, sobre a liminar.
http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/04/27/suspensao-do-projeto-nova-luz-pela-justica-consequencia-previsivel-da-falta-de-participacao/

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates