sexta-feira, 1 de abril de 2011

3° ata da reunião da Prefeitura com a sociedade civil organizada para discutir o Projeto Nova Luz

Caro leitor,

Segue abaixo a ata que teve a participação de outras entidades de moradia ligadas a região.
Sem dúvida, a reunião foi bastante produtiva e muito melhor com a participação das entidades do local.
As ideias e os questionamentos são bem distintos por isso tão interessante

Quando falamos de moradia na região da Luz e Santa Ifigênia a diversidade é ampla. Não podemos esquecer dos cortiços, das ocupações, dos movimentos de moradia, bem como, os apartamentos, os condomínios, entre outras entidades. O Projeto Nova Luz precisa dar respostas sobre as várias formas de esclarecer no que compete as questões de moradia.

Segue abaixo Ata da eunião relaizada no dia 30/03/2011:


PROJETO  NOVA LUZ
REUNIÃO SETORIAL COM A MORADIA . 30/03/11 . LOCAL: PMSP – ED. Martineli

PRESENTES:
Luiz Ramos (SMDU), Alonso Lopez (SEHAB), Maria Estela (SMDU), Marianne Biele e demais integrantes da equipe do Consórcio Nova Luz.
Entidades: AMOALUZ, Fórum dos Cortiços, UMM, entre outros.

PAUTA 01:
Apresentação do Plano Preliminar de Urbanização de ZEIS

- A PMSP começou com a apresentação do power point com o Plano Preliminar de Urbanização de ZEIS para as entidades que participaram pela primeira vez da reunião com todos juntos.

- A PMSP e o Consórcio Nova Luz apresentaram o Plano de ZEIS, informando a demanda de habitação, a quantidade e dimensionamento de unidades propostas, os equipamentos sociais e espaços públicos previstos, etc.

Temas debatidos:
 - Cadastramento: a Prefeitura diz que há uma diferença entre “diagnóstico” e cadastramento. Para eles antes de fazerem o Projeto preliminar foi realizado um processo de “diagnóstico” e com uma pesquisa de amostragem realizada com 500 pessoas traçaram o Projeto Nova Luz (preliminar). Agora o cadastro é necessário para ter um perfil dos moradores na região.

- Os imóveis na ZEIS: foi questionado pelo grupo presente o tamanho mínimo e o máximo dos apartamentos, pavimentos, entre outros.

- Criação das regras nas ZEIS: foi comentado em todas as reuniões sobre a urgência de se começar a criar quais seriam os critérios para a inserção das pessoas na ZEIS. Para a AMOALUZ antes de ir nessa direção, é importante organizar os comitês gestores do Projeto Nova Luz. Com a participação da população e a transparência do processo que deve ser participativo.

- Atas: a AMOALUZ questionou novamente sobre as atas, a Prefeitura respondeu que ainda não providenciou. Mas, que está sendo feito.

- Ficou marcada a próxima reunião com os grupos citados acima para o dia 01 de Abril de 2011.



Grata leitor por nos acompanhar.
beijos
Luz no coração
PAZ
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates