quarta-feira, 2 de maio de 2012

Solidariedade e Apoio para Ocupação Mauá

Reunião na Mauá com os conselheiros de moradia do CG de ZEIS 03 e representantes - Nova Luz
UNIÃO DA MORADIA!!

(foto: Camila de Oliveira)
Caros parceiros,

Quero aqui relatar nossa solidariedade e apoio a Ocupaçao Mauá dentro de todo esse processo de desapropriação que vem passando.

Gostaria de fazer um relato desde o início do debate de ZEIS, a Mauá representada pelas lideranças seu Nelson "Che"e Ivanete Araujo sempre foram aliados/parceiros presentes e que lutaram muito para a fundação desse conselho gestor.

Quando fui conversar pela primeira vez com a Neti sobre o projeto Nova Luz eles não sabiam de nada. Mesmo ela sendo conselheira no conselho municipal de habitação não tinham ouvido falar do projeto que já afligia ao bairro todo.

Juntos com representantes de outros movimentos sociais de moradia, a partir disso iniciamos um trabalho com a arquiteta e urbanista, Simone Gatti, e a jornalista, Camila de Oliveira, juntos estruturamos nossas ações e propostas em prol de minimizar os impactos da moradia na região. Em especial, os moradores de baixa renda de ocupação e cortiços, já que o conselho é de ZEIS.  

A Mauá foi e é nossa referência e nosso ponto de encontro para as reuniões de articulação do conselho gestor, incluindo a presença dos conselheiros do comércio da Santa Ifigênia e Luz representado por Assad Nader, Nelson Matias, Suzuki e Luiz Tozzini. Poucas vezes tivemos a presença do presidente da CDL da Santa Ifigênia, Josef e Paulo Garcia, presidente da ACSI. 


Nessas reuniões nós discutíamos as demandas dos representantes em geral e fazíamos propostas únicas com a assinatura de todos que concordassem tendo a liberdade de incluir o que achassem importante ser incluido. Foi assim que transformamos nossas reuniões em documentos protocolados e assim, incluimos no processo administrativos do Nova Luz.

Trabalhamos duro durante 10 meses (semanalmente) tendo essa metodologia de trabalho, afim de incluir e construir a proposta do social para dentro do CG. 

Vale a pena ver o vídeo que a Neti gravou para explicar essa situação tão difícil e delicada:



Veja também vídeo gravado pela jornalista Camila de Oliveira que acompanhou o dia do ato que a Mauá fez no bairro até a câmara de vereadores, vale a pena ver a fala do Manoel do movimento:


Continuamos a luta em prol da Mauá!!
A moradia da região sempre foi aliada e esteve ao lado da Mauá para que se construa justiça social.

Força e Fé Neti e seu Nelson "Che"!
Sempre estivemos com vcs!

A Luta continua..

Paz aos corações
Paula Ribas




1 comentários:

Anônimo disse...

A ocupação Mauá é um marco do uso da função social da propriedade, promovido pela população. Ela escancara como a "justiça" do governo, muitas vezes, vai contra os princípios mais básicos da dignidade do ser humano.

Força Mauá nesses tempos que virão! Estamos com vocês!

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates