sábado, 11 de fevereiro de 2012

Entidades denunciam à ONU ação na Cracolândia

PM na rua Helvétia no centro de SP
foto: Fora do Eixo

Caros parceiros,

Sem dúvida além de todas as ações em prol do social no centro de São Paulo, precisamos  de ajuda de instituições ligadas aos direitos humanos.

É selvagem o modo de conduzir, de falar e de tratar os desafios sociais do centro de São Paulo, em especial o modo de trato sobre o bairro da Luz e Santa Ifigênia.

O resultado da intervenção no bairro é de desolação.
O modo de conduzir e agir não pode ser mais esse, tudo isso é constrangedor quando se percebe que o poder público também não sabe como lidar com tudo isso.

Eu como moradora a 37 anos tenho esperança e faço minha parte como cidadã no resgate a dignidade, ao respeito e a liberdade Real!

Leia matéria abaixo sobre caso "cracolândia, operação sufoco" encaminhado a ONU.
Beijos e paz
Paula Ribas




Brasil terá que explicar denúncias de uso excessivo e desproporcional da força por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana

Quatro entidades, a Conectas, a Pastoral Carcerária, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e o Instituto Práxis de Direitos Humanos enviaram ontem (24/01) um Urgent Appeal (Apelo Urgente) aos relatores especiais da Organização das Nações Unidas (ONU) para Saúde, Moradia e Tortura e Tratamento Cruel, Desumano ou Degradante, em Genebra, na Suíça. As denúncias de uso excessivo e desproporcional da força por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana na operação iniciada em 3 de janeiro na Cracolândia estão entre os pontos principais do documento, além de tratamento desumano e falta de assistência em saúde.
As informações contidas no Apelo foram colhidas em boletins de ocorrência, em inquérito instaurado pelo Ministério Público e visitas ao local, realizadas pelas quatro entidades que assinam do documento.

“Não há nenhum motivo para que agentes do Estado atuem à margem da lei. Expor o que vimos e ouvimos à ONU e não guardar silêncio é uma maneira de responsabilizar perante a comunidade internacional os agentes públicos brasileiros que estejam envolvidos”, disse Marcos Fuchs, diretor adjunto da Conectas. “Queremos que as Nações Unidas acompanhem de perto o que está acontecendo hoje em São Paulo e investiguem principalmente os abusos policiais e as omissões na área de saúde e moradia”, completou Paulo Malvezzi Filho, do Instituto Práxis de Direitos Humanos.

Os relatores da ONU solicitarão explicações ao Brasil por meio do Ministério das Relações Exteriores e como o Apelo menciona responsabilidades dos governos municipal e estadual, ambos deverão responder às indagações da organização. O resultado pode ser publicado pelos relatores independentes em Genebra e submetido ao Conselho de Direitos Humanos, instância máxima de direitos humanos das Nações Unidas.

Publicado em 25 de janeiro de 2012   
fonte: http://www.spressosp.com.br/2012/01/entidades-denunciam-a-onu-acao-na-cracolandia/

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates