sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saiba fazer o descarte correto do e-lixo

Caro leitor,

Hoje em dia o lixo eletrônico tem sido uma preocupação na hora de descartar eletro-eletrônicos.
Alguns aparelhos tem vida útil por um determinado tempo (geralmente curto) e, certamente, você já passou por isso, sem saber onde descartar lixo como: DVD, aparelho de CD, celular, bateria, teclado de computador, mousse,  entre outros e tantos.

Eu que moro na região da Santa Ifigênia sempre vejo esse tipo de lixo pelas calçadas, sem destino sustentável.

Por isso, quero compartilhar com vocês essa matéria que li , com várias dicas e locais que recebe esse material:

O consumidor também precisa fazer sua parte para que o lixo eletrônico não tenha um final infeliz. Como só querer não resolve, a Folha selecionou várias maneiras para que você possa colocar em prática sua vontade de ajudar o mundo.

Se você tem um computador sobrando em casa, diversos projetos aceitam doações, segundo o site Lixo Eletrônico (lixoeletronico.org), uma boa fonte na hora de consultar informações sobre o assunto. Alguns dos projetos são:
Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes (http://www.abre-excedente.org.br/),
Casas André Luiz (http://www.andreluiz.org.br/),
Comitê de Democratização da Informática (http://www.cdi.org.br/),
Comlurb do Rio de Janeiro (www.rio.rj.gov.br/comlurb),
Projeto Ação Digital (projetoacaodigital.com.br/lixotecnologico) e

O Museu do Computador (http://www.museudocomputador.com.br/) informa em seu site que aceita doações de equipamentos relacionados ao computador e "reaproveita o material recebido".

O Centro de Recondicionamento de Computadores (http://www.oxigenio.org.br/) também recebe aparelhos.
Várias empresas têm seus próprios programas de reciclagem para os consumidores.
Em www.dell.com/recycling, a Dell se propõe a reciclar o seu computador de mesa (com ou sem monitor), notebook, monitor, impressora, scanner e outros. Mas o produto precisa ser da Dell. A empresa pede que o usuário informe dados como o peso estimado do produto e que escolha uma data de coleta com ao menos cinco dias de antecedência.

A Philips também recicla os produtos de sua marca no programa Ciclo Sustentável Philips, disponível em algumas cidades brasileiras. Os pontos de coleta ficam nas assistências técnicas credenciadas para os produtos da Philips. O consumidor precisa acessar http://www.sustentabilidade.philips.com.br/ e verificar o posto credenciado mais próximo.

Já a HP diz receber baterias e produtos de sua marca e encaminhar para reciclagem. O contato deve ser feito por um e-mail disponível em bit.ly/reciclagemhp.

A Epson também tem um sistema de coleta, veja em epson.com.br/coleta. Por meio desse programa, é possível descartar cartuchos de tinta da marca.

Conheça o Museu do Computador
Saiba como doar lixo eletrônico que tem um tempo de vide útil maior do que imaginamos, leia mais clique aqui.



Vamos viver mais e melhor!
A Terra é nossa amiga! Pois, quando pensamos a Terra como Mãe sempre deslizamos no abuso da paciência das mães.

beijos
Paula Ribas


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u712771.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates