terça-feira, 31 de maio de 2011

Maturidade Social: AMOALUZ no CCBB em debate sobre Nova Luz

Apresentação da AMOALUZ no seminário do CCBB no 3° dia de evento.
Paula Ribas apresenta as ações da associação de moradores e amigos
 junto a  comunicadade e as intervenções já realizadas.
Na apresentação a ação "Papo com Megafone" intervenção para dialogar com moradores do bairro.
foto: Camila de Oliveira 
O auditório estava lotado com moradores, comerciantes, estudantes de diversas áreas,
pesquisadores, membros da prefeitura, entre outros.
foto: Camila de Oliveira 
Caro leitor,

A AMOALUZ participou do Seminário Internacional: Políticas Culturais e Interveção Urbana, realizado pelo CCBB-SP, com curadoria da Profa. Dr. Herta Franco. Entre os dias 24 e 26 de Maio, aconteceu o primeiro (Ótimo) seminário em que a cidade de São Paulo, com todas as diferenças e complexidades foi pensada, pesquisada, questionada e, por que não, amada.

Durante os 3 dias de evento a platéia estava lotada, participantes bastante interessado em questionar e aprofundar deu o tom  aos debates. A troca de experiência foi ampla. O projeto Nova Luz esteve presente em todas as mesas de discussão.
Dra. Herta em fala sobre a finalidade política e social do seminário
foto: Camila de Oliveira 

Professor Sandroni e a professora Silvana Rubino em apresentação do foco histório do centro de SP
foto: Camila de Oliveira 
 
A mesa foi mediada pela Dra. Beatris Kara
 (a dir.) liderança da ocupação mauá Nelson da Cruz Sousa
foto: Camila de Oliveira 

O objetivo do seminário foi pensar os  impactos urbanísticos e refletir a possibilidade da construção da cidade que queremos. Como esclarece a Prof. Dr. Herta Franco: "Discutir as cidades e o modo como são feitas as intervenções em seus espaços hoje é refletir sobre a cidade que queremos construir para o século XXI. E isso é muito mais que um exercício profissional. É o exercício da cidadania".

Foi muito importante ver moradores e comerciantes da região participando, o interesse de todos está cada vez mais evidente. Os moradores tem se apropriado do debate e exigido respostas mais acertivas do poder público, bem como, das organizações sociais em geral.
O bairro (hoje) tem mais clareza, as pessoas não aceitam posicionamentos unilaterais paras as questões do projeto. Os grupos organizados, o bairro organizado tem exigido respostas inclusivas onde todas as necessidades sejam consideradas e aplicadas no projeto.

A moradia tem voz no debate, temos opinião e sabemos quem somos nós e sabemos o que queremos: ter qualidade e dignidade!

Valeu a pena participar, pudemos ampliar nossa visão, conhecer novas experiências, conhecer novas pessoas interessadas em debater e construir. E, assim, perceber as questões onde estamos envolvidos com mais maturidade e menos melindres.
Os impactos de um projeto nessa porporção,  duvido que se tenha real consciência e dimensão de seus danos e dos benefícios sociais. Tudo é um grande laboratório num campo de acertos e erros.

Percebo que dentro do debate do projeto estamos vivendo um momento social maduro, onde muitos dos envolvidos que são cidadão reenvidicam sua voz e querem ser considerados.
Passou a fase dos melindres e apegos a pequenos poderes..ufa!
Maturidade social!
Vamos construir um ambiente bom para todos.

Agradecemos a oportunidade de aprticipar do seminário, fez toda a diferença na nossa jornada.
Continuamos na construção de uma sociedade organizada e útil.
Afinal, o debate é do cidadão e todos estão convidados a construirem uma cidade justa, uma cidade equilibrada.

Na fé e na esperança!

gratidão leitor
beijos
Paula Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates